sexta-feira, 23 de junho de 2017

MATÉRIA ESPECIAL: SÉRIES BASEADAS EM LIVROS

Fala galera! Hoje é sexta-feira, dia de colocar em dia os episódios da sua série favorita ou terminar de ler aquele livro que estava lendo durante a semana. Por isso, fizemos uma matéria especial sobre séries que são baseadas em livros e que você talvez não sabia. Confere aí nossa lista!

ORANGE IS THE NEW BLACK


SINOPSE: Quando era jovem, tudo o que Piper Kerman queria era viver novas experiências, conhecer pessoas diferentes e descobrir o que fazer com o diploma recém-adquirido da prestigiosa Smith College. Anos depois, com um bom emprego e prestes a se casar, ela recebe uma visita inesperada: a polícia. Piper estava sendo intimada para responder por envolvimento com o tráfico internacional de drogas. A acusação era verdadeira: recém-formada, Piper teve um caso com uma traficante glamorosa que a convenceu a levar uma maleta de dinheiro para a Europa. Sua aventura pelo submundo do crime voltou à tona no dia em que a polícia bateu à porta dela. Depois de uma dolorosa odisseia pelo sistema judiciário americano, Piper é condenada a quinze meses de detenção numa penitenciária feminina no meio do nada — longe dos amigos, da família e de tudo o que ela conhecia. Em 'Orange Is the New Black', Piper apresenta casos curiosos, perturbadores, comoventes e divertidos do dia a dia no presídio. Cercada de criminosas, logo percebe que aquelas mulheres são muito mais complexas do que ela imaginava. Ao mesmo tempo que aprende a conviver com regras arbitrárias e um rigoroso código de conduta, Piper revela as alegrias e angústias das presidiárias e analisa a crueldade com que o sistema carcerário as desumaniza e faz com que sejam invisíveis ao mundo exterior.


Um dos maiores sucessos da Netflix, ganhadora de vários prêmios e queridinha da crítica, Orange Is The New Black. Baseada no livro de Piper Kerman, de mesmo nome, no qual ela conta relatos do ano em que foi presa. Mas segundo a criadora da série, Jenji Kohan (a mesma de Weeds), o livro, na realidade, serviu apenas como um ponto de partida: “Eu acho que o maior desafio foi que, embora o livro tivesse personagens deliciosos e fosse uma ótima leitura, ele era relativamente livre de conflitos”, conta Jenji. “Tivemos que deixá-lo mais dramático para a televisão. Também sinto que, uma vez que começamos, a série se tornou algo próprio, saímos do livro.”


THE 100


SINOPSE: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.


The 100 é uma série de suspense e ficção científica orientada por um romance homônimo da autora Kass Morgan (trata-de do primeiro livro de uma trilogia). A produção é realizada pela emissora CW. The 100 não é a maior audiência da CW, mas também não é a menor. Tem uma base de fãs enorme e isso é reflexo da estabilidade do show. A morte de uma das personagens mais queridas entre os fãs gerou rebuliço na web e muitos deles inclusive até resolveram sabotar a série. O mais intrigante é que durante três temporadas, The 100 continua apresentando uma crescente absurda de qualidade e o canal tem uma confiança enorme na série, tanto é que ela foi renovada para seu quarto ano.

DEXTER


SINOPSE: Dexter Morgan é um educado lobo vestido em pele de ovelha. Ele é atraente e charmoso, mas algo em seu passado fez com que se transformasse numa pessoa diferente. Dexter é um serial killer. Na verdade, é um assassino incomum que extermina apenas aqueles que merecem. Ao mesmo tempo, trabalha como perito da polícia de Miami... Em Dexter, a Mão Esquerda de Deus, o livro que deu origem à aclamada série de TV, o adorável matador depara-se com um concorrente de estilo semelhante ao seu, encanta-se e incomoda-se com ele, prevê seus passos... A escrita requintada de Jeff Lindsay nos faz mergulhar na mente de um dos personagens mais ambíguos da história da literatura de suspense. Nunca o macabro foi tratado com tanto refinamento e leveza. Dexter Morgan é uma obra-prima.


Dexter, um órfão de três anos, é adotado pelo casal Harry e Doris Morgan. Após perceber que o pequeno Dexter andava matando animais de estimação na vizinhança, Harry passa a ver o filho adotivo com um psicopata. Ele então ensina ao filho “O Código”, uma maneira de ele canalizar seus instintos violentos contra pessoas que realmente merecem, como assassinos de pessoas inocentes. É quase impossível falar em seriados adaptados de obras literárias sem citar Dexter. A história desse serial killer tão querido foi escrita por Jeff Lindsay e apareceu pela primeira vez em nas telinhas em 2006 no canal Showtime. Durou oito temporadas até terminar com um final bem polêmico. Os sete livros foram publicados aqui no Brasil pela Editora Planeta.
TRUE BLOOD


Esqueça todas as histórias que você já ouviu sobre vampiros. Nessa série, os bebedores de sangue ganharam o direito de existir legalmente dentro da sociedade. O vampiro Bill Compton está disposto a tudo para viver em sua cidade natal. O que ele não esperava era uma sequência de assassinatos misteriosos e o envolvimento com uma bela e teimosa garçonete telepata. A série escrita por Charlaine Harris é composta por 13 livros e foi publicada a partir de 2001. A história é narrada em primeira pessoa pela perspectiva da protagonista Sookie Stackhouse. Em 2008, foi adaptada pelo canal HBO contando com os atores Anna Paquin e Stephen Moyer.

THE SECRET CIRCLE

SINOPSE: A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja – mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição.


The Secret Circle é outra serie reconhecida pelo fato de ser inspirada no romance de mesmo nome de L. J. Smith, famosa escritora de The Vampire Diaries. Transmitida em 2011, a série foi cancelada em sua primeira temporada devido aos seus baixos índices de audiência. Produzida por Kevin Williamson e Andrew Miller, ela era transmitida pelo canal de TV americano CW. A série traz os eventos da vida de Cassie Blake, que após um acidente que mata seus pais, vai morar com sua avó na cidade de Chance Harbor, onde a trama é desenvolvida. Com 22 episódios em sua primeira e única temporada, The Secret Circle agradou ao pouco público que teve a chance de acompanhá-la.

OUTLANDER


SINOPSE: “Um sucesso arrasador.” – The Wall Street Journal. “Diana Gabaldon tem poucos concorrentes no que diz respeito a escrever romances históricos.” – Publishers Weekly. Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros. Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro das Terras Altas, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo pelo escocês. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?


Outlander é uma série baseada nos livros de Diana Gabaldon. A série conta a história da enfermeira Claire Randall, que durante uma viagem com o marido à Escócia acaba voltando 200 anos no tempo e se encontra em 1743, em meio aos levantes Jacobitas. Lá ela conhece o jovem escocês Jamie Fraser e… Bem, assistam a série. Outlander segue renovada para uma nova temporada.

666, PARK AVENUE


SINOPSE: Jane Boyle é uma jovem e promissora arquiteta que está a viver um verdadeiro conto de fadas, desde que o charmoso, e muito rico, Malcolm Doran a arrebatou e lhe propôs casamento, acompanhando o pedido com um enorme anel de diamantes. Jane não consegue acreditar na sua sorte e resolve deixar o emprego em Paris para recomeçar a vida em Nova Iorque, na companhia de Malcolm. Mas quando Malcolm a apresenta à família, os muito temidos e reverenciados Doran, uma das mais importantes famílias da elite de Manhattan, o conto de fadas de Jane sofre uma abrupta e negra mudança de rumo. Em breve, tudo o que ela pensava saber sobre o mundo e ela própria é posto em causa. Agora Jane tem de tentar compreender as suas novas capacidades mágicas, ao mesmo tempo que luta contra a ameaça daqueles que tudo farão para lhas retirarem.


666, Park Avenue teve só uma temporada, com 13 episódios e talvez esse seja o motivo de muitos não saberem que a série também foi baseada em um livro, de mesmo nome, escrito por Gabriella Pierce. A história segue um jovem casal que começa a administrar o hotel residencial Drake, localizado na 999 Park Avenue, cujo o proprietário guarda muitos segredos diabólicos.

HAVEN


Haven é levemente inspirada na história de Stephen KingThe Colorado Kid (não disponível no Brasil). Mas é só isso, a série na verdade conta os mistérios dos habitantes de Haven, uma cidade do Maine, que é cercada pelo sobrenatural e pelos Troubles. The Colorado Kid serve só como um plot   importante, desenvolvido na primeira temporada.

Um comentário:

  1. Eu não sei se são os produtores que estão perdendo a criatividade ou se os livros estão ganhando mais espaço nas mídias. Gosto de pensar na segunda opção como verdadeira. Ou livros viram filmes ou séries. Eu assisto ou assisti algumas das séries citadas, mas vergonhosamente não li nenhum dos livros.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook: