quarta-feira, 25 de outubro de 2017

RESENHA DO LEITOR: MINIATURISTA

SINOPSE: Em 1686, a jovem Nella Oortman se casa com Johannes Brandt, um bem-sucedido mercador de Amsterdã, e se muda do interior da Holanda para a cidade grande. Nella acredita que o casamento com um homem rico e poderoso irá lhe proporcionar uma vida repleta de glamour e felicidade, no entanto, não é o que ela encontra quando chega à nova casa: por causa das viagens a trabalho, Johannes não é dos maridos mais atenciosos e Marin, sua irmã, se encarrega de controlar cada aspecto do lar e da família Brandt, revelando-se extremamente opressiva e dominadora. Para agradar a nova esposa, Johannes a presenteia com uma miniatura da casa em que moram e, logo, Nella encontra um miniaturista para confeccionar algumas peças. No entanto, tudo começa a mudar quando o miniaturista passa a enviar obras que nunca foram pedidas, mas que não apenas refletem a realidade, como parecem anunciar futuras tragédias. Encantador, belo e repleto de mistérios, Miniaturista é uma magnífica história de amor e obsessão, traição e vingança, aparência e verdade.


Título: Miniaturista
Autora: Jessie Burton
Gênero: Ficção
Editora: Intrínseca 
Páginas: 352
Ano: 2015

Esse livro me ganhou pela capa, fiquei apaixonada e fui ler a sinopse, aí a paixão virou amor. Parei na livraria e fiz meu teste rápido de três perguntas (Só compro com três "sins"): 1) Eu realmente preciso desse livro? (Sim, muito). 2) Tenho dinheiro? (Sim, tenho o do lanche, mas não tô com fome mesmo). 3) Tem que ser agora? (Sim, é caso de vida ou morte). Pronto. Livro comprado, hora de "viajar" e gente!!! QUE VIAJEM.


Petronella Oortman é a personagem principal. Johannes é o marido, um mercador rico e bem-sucedido que nunca dá atenção para ela. Marin é irmã de Johannes, uma mulher fria e muito rude com Nella, mas é sem dúvida uma personagem fundamental e surpreendente que merece toda nossa atenção. O livro começa nos levando ao velório do pai da Nella, que faleceu antes dela completar 18 anos e deixou de herança suas várias dívidas de bebida. Para fugir da miséria, ela se muda para Amsterdã depois de um casamento arranjado pela mãe com Johannes, o que era comum, devido os costumes da época.


“Você precisa se casar com um homem capaz de manter um florim no bolso – disse a mãe dela (...) Olhe pra você. O que mais nós, mulheres, temos? (...)”

Nella passou anos de sua vida aprendendo como ser uma boa esposa, como cuidar de filhos e do marido, mas não foi isso que aconteceu. Johannes passava muito tempo fora de casa cuidando dos negócios, quando percebe que a esposa está muito triste ele dá a ela uma versão miniatura da casa dos Brandt em um armário. Nella resolve contratar um miniaturista para mobiliar a casa de brinquedo e inicia sua coleção de miniaturas solicitando algumas peças, porém, algo no mínimo estranho acontece: algumas encomendas começam a chegar mesmo sem terem sido pedidas. As peças misteriosas parecem contar uma história, por vezes parecem ser premonições, são réplicas perfeitas de cada um dos habitantes da casa – incluindo Otto, um homem negro, criado de Johannes e Cornelia, a criada que age como se fosse a dona da casa.


"Ao me mostrar minha própria história, reflete Nella, a miniaturista se tornou autora dela. Gostaria muito de poder recuperá-la."

Com "Miniaturista" Jessie Burton na verdade faz críticas à submissão feminina, os valores deturpados da alta sociedade, à hipocrisia religiosa e o preconceito. O livro me fez imaginar a vida naquela época e ver que algumas coisas infelizmente não mudaram muito. Um trabalho maravilhoso que realmente me levou a Amsterdã do século XVII graças à riqueza de detalhes contidos na história. É uma ótima leitura para quem gosta de um romance bem orquestrado. Curiosidade: Miniaturista foi baseado na história da holandesa Petronella Oortman, casada com Johannes Brandt, que era dona de uma casa de bonecas que é parte da coleção permanente exposta no museu Rijksmuseum, em Amsterdã.


VITAMINAS:


RESENHA ESCRITA POR: KELLY GONÇALVES
28 anos, paulistana, casada, apaixonada pelos livros, futura técnica em radiologia. Apenas uma mãe tentando por em dia as suas séries favoritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: