terça-feira, 30 de janeiro de 2018

RESENHA DO LEITOR: HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA

SINOPSE: Os Dursley estavam tão anti-sociais naquele verão, que tudo o que Harry queria era voltar às aulas da Escola de Bruxarias de Hogwarts. No entanto, quando já terminava de fazer suas malas, Harry recebe um aviso de um estranho chamado Dobby, que diz que um desastre acontecerá caso Potter decida voltar à Hogwarts. Harry não liga para aquela mensagem e o desastre realmente acontece. Naquele segundo ano estudando em Hogwarts, novos horrores surgem para atormentar Harry, incluindo o novo professor Gilderoy Lockhart e um espírito chamado Moaning Myrtle, que assombra o banheiro feminino, além de olhares indesejados da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginny. Todos esses problemas, no entanto, parecem menores quando o verdadeiro problema começa e algo transforma os alunos de Hogwarts em pedra. Dentre os suspeitos: o próprio Harry.


LIVRO: Harry Potter e a câmara secreta
AUTOR (A): J.K. ROWLING
NACIONALIDADE: estrangeiro
QTD PÁGINAS: 252
LANÇAMENTO: 2015
EDITORA: ROCCO

“... Nunca confie em nada que é capaz de pensar se você não pode ver onde fica seu cérebro"

E aqui estamos dando continuação à saga Harry Potter! Neste livro, nosso protagonista vai enfrentar uma ameaça invisível, que vai nos deixando amedrontados desde o inicio da leitura. O pedido de um Goblin - desconhecido e com seu dono misterioso - para Harry não ir à escola aquele ano, as ameaças dos Dursley em não deixá-lo mais voltar para Hogwats, uma carta de advertência que quase causa sua expulsão e muitas coisas estranhas que começam a acontecer na escola, desde bolas de quadribol perseguidoras à escritos de sangue nas paredes da escola. Claro, que para quem já deu uma espiadela em algum spoiler ou somente assistiu os filmes já sabe de qual ameaça é essa e muito do que vai acontecer no decorrer da história, mas sempre repetirei, leiam os livros! Os detalhes de alguns dos acontecimentos importantes que mostram no filme, além de umas cenas extras, corroboram com as informações e ajuda o leitor a realmente entender o que se passa na cabeça do personagem quanto a desvendar o mistério que está se passando por ali.


E sim, por mais que nosso querido protagonista seja um herói desde o primeiro ano da escola, ele ainda é visto como o mais encrenqueiro, e quando as coisas começam a rolar de verdade, ninguém perde tempo para culpá-lo de todos aqueles infortúnios, apesar de nesta trama haver muitos suspeitos. O bom para Harry, é que ele tem a amizade inseparável de Rony Weasly e de Hermione Granger, os que estão sempre com ele em qualquer confusão e mistério que assombre a escola. O que começo a achar que, apesar de muitas coisas acontecerem pelo protagonista ser justamente o Harry Potter, aquele cujo Você-Sabe-Quem (Lord Voldemort) não conseguiu matar, como por eles serem muitíssimos curiosos e se meterem onde não devem, mas se não forem eles, quem iria?!


"... São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais que as nossas qualidades"

Uma coisa que não fica clara, ao menos eu não havia entendido vendo o filme, foi sobre quem realmente era e é Tom Riddle, que nos é apresentado no livro/filme e é um dos que Harry vai ter de descobrir partes do passado para tentar entender o que está acontecendo na escola e quem é o real herdeiro de Slytherin (Fundador da Casa Sonserina), o único que pode realmente abrir a câmara secreta e libertar qual seja o que for o monstro, podendo só ele o controlar, mas que no livro explica tão claramente que não restam dúvidas, e que eu não vou comentar, pois pode ser spoiler para alguns ainda! A Câmara Secreta é tratada como uma lenda antiguíssima na escola por muitos pais e professores, o que deixam - depois de muitos dos acontecimentos como os tais escritos de sangue na parede, pessoas sendo paralisadas e desaparecimentos – os alunos com a pulga atrás da orelha, principalmente, sabendo da ameaça da escola ser fechada por tais fatos.


"... As lendas não se baseiam sempre em fatos?"

Muitos acontecimentos, como a chegada de Harry e Rony na escola com um carro voador, o novo professor da Arte das Trevas, os feitiços que dão errado pela varinha quebrada de Rony, a Murta que geme, a poção de polissuco, as mandrágoras e o encontro com as aranhas na Floresta Proibida, são eventos de certa forma importantes e que trazem várias emoções! A leitura é muito boa e envolvente, com direito a muito humor e drama nos momentos mais certos possíveis, a autora J.K. Rowling tem uma escrita tão simples que as horas voam quando se está lendo. Super recomendo, e já vou recomendando todos os outros porque estou gostando muito! Até a próxima!


VITAMINAS:


RESENHA ESCRITA POR: KAROLINA V. S. MELO (Karol Melo)
21 anos, mora atualmente no interior do Paraná. Depois que descobriu o mundo da ficção se tornou uma leitora compulsiva. Ama músicas que a inspirem, e séries de suspense policial, mas não nega um romance clichê. É escritora no blog Verdades e Poesias e sonha em publicar um livro para chamar de seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: